Crie glitters aqui!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ativ-1-1-Quem sou eu como professor e aprendiz

     Diante do novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as caractéristicas da sociedade atual, percebo a importância de uma busca constante de conhecimento e informações que me ofereça subsídio para despertar e atender a curiosidade dos educandos. Assim sendo, considero que a formação continuada é uma valiosa estratégia para que eu consiga preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento, através de novas formas de letramento e / ou alfabetização, intercaladas às demais formas já conhecidas.
    A tecnologia é a responsável pelas grandes transformações atuais, pois ela já faz parte do cotidiano da maioria dos nossos educandos, cabe a nós educadores, usa-lá a nosso favor, integrando-a em nossa prática pedagógica, como forma de enriquecimento do ambiente educacional, interagindo e ao mesmo tempo proporcionando aos alunos a construção de seu próprio conhecimento por meio de uma atuação ativa, crítica e consciente, por meio de uma prática pedagógica inovadora, flexível e produtora de troca de aprendizagem entre nos e os alunos.
    Para que haja educação de qualidade é necessário que nós educadores, estejamos atentos à marca dos novos tempos: a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimento e o desenvolvimento de diferentes modos de buscar informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem. Assim nossos alunos terão autonomia para buscar e selecionar informações e produzir conhecimentos para resolver problemas cotidianos e com certeza, estarão dispostos a aprender a aprender ao longo da vida, como nos educadores.
   Uma prática pedagógica inovadora, flexível e enriquecida com a tecnologia deve ser bem preparada para que nos ofereça segurança e nunca tenhamos receio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário